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Empresas de todos os portes, pequena, média e grande, utilizam o telefone todos os dias, o dia todo, para fazer e receber dezenas ou até centenas de ligações. Para dar conta de toda essa demanda de comunicação, elas usam várias linhas telefônicas? Graças ao PABX, não.

PABX é a sigla para Private Automatic Branch Exchange, ou algo como Troca privada automática de ramais. É o equipamento responsável por distribuir as várias chamadas feitas e recebidas por ramais para uma única linha externa. É uma tecnologia que tem sido usada há muito tempo pelas companhias, mas que tem se tornado cada vez mais sofisticada, moderna e eficiente.

Se você está interessado em instalar PABX em sua empresa, conheça os tipos disponíveis no mercado, seus prós e contras. Confira!

Analógico

É o tipo de PABX mais básico que você poderá encontrar no mercado. É composto de equipamentos físicos que ainda utilizam linhas telefônicas analógicas tradicionais para operar. Através desta máquina, você vai plugar todos os telefones da empresa (via cabo) à linha telefônica externa, também com conexão cabeada.

Ele não oferece nenhum recurso adicional além da distribuição de chamadas, mas ainda é bastante usado por empresas mais antigas ou pequenas, que usam poucos recursos do PABX. Apesar da utilidade limitada, ele custa caro e pode ser alugado pelas empresas.

Digital

O PABX digital também utiliza linhas telefônicas convencionais, mas por não ser analógico, ele permite a eliminação de ruídos das chamadas e tem uma capacidade maior de atendimento para os ramais da empresa. O usuário pode ainda aumentar o volume das chamadas e usar o recurso DDR (discagem direta para ramal), não presente no analógico. Conecta-se a linhas analógicas e à tecnologia E1.

Híbrido

A opção híbrida une algumas características tanto dos equipamentos analógicos, como dos digitais. É uma tecnologia recomendada para empresas que tenham a intenção de usar VOIP (uma tecnologia de ligações pela internet – voz sobre protocolo de internet), mas que ainda utilizem linhas telefônicas tradicionais. Porém, unir diferentes tecnologias em equipamentos custa bem caro.

VOIP

É a primeira tecnologia de PABX designada para ser usada exclusivamente na internet. Já utiliza recursos como o gravador, mas ainda é baseada em equipamentos físicos, embora use apenas transmissão via VOIP ou E1. Por usar dispositivos próprios, os PABX exclusivos em VOIP também apresentam custos relativamente altos às empresas.

Virtual

A tecnologia virtual é o que existe de mais moderno quando falamos em PABX e distribuição de chamadas. Ela também apresenta vantagens no preço, pois não precisa que a empresa compre nenhum equipamento adicional: toda a plataforma funciona através de softwares designados especialmente para permitir à empresa fazer uma comunicação eficiente, seja para outras linhas VOIP, ou ainda para fazer ligações para telefones convencionais utilizando o computador.

Apresenta estabilidade, tecnologia, diversos recursos, praticidade, integração a softwares CRM ou ERP, entre outras funcionalidades que fazem com que o PABX virtual tenha a melhor relação entre custo e benefícios de todas as opções que mencionamos neste texto.

Acessse www.voipmundotelecom.com.br e tenha PABX virtual em sua empresa!

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